[DÚVIDA] - Pq a bomba de combustível só aciona na primeira partida?
- viiniciustyle
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Pq a bomba de combustível só aciona na primeira partida?
Galera, comprei um Corsa 2004, ele estava parado a mais de 1 ano e meio , precisava fazer parte elétrica, fiz inteira mas na hora de ligar o carro a surpresa, minha bomba de combustível só injeta na primeira partida q vai dar após colocar a bateria as demais partidas não aciona mais a bomba... e por isso o carro não segura ligado, corta combustão, pois fiz o teste ligando a bomba direto na bateria e ela continuou injetando normal... Oque pode ocasionar isso alguém pode me dar uma dica ou solução??? Obrigado dês de já!!!
- viiniciustyle
Meu Corsa eh um classic 2004 , motor vhc
- gtmski
- :: Sport ::
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Já é Flex Fuel (modelo 2005)? Se for VHC monocombustível (2002-2004), quem comanda o relê da bomba é o pino A26 da ECU. Ele manda um negativo para o terminal 85 do relê e assim ativa a bomba. É um cabo marrom/vermelho de 0,35mm2. Tem um multímetro? O carro consegue funcionar por alguns instantes? Se sim, depois que o carro "pegar", veja se há continuidade entre o terminal 85 do soquete do relê e algum ponto de massa do carro (carroceria do carro ou negativo da bateria). Como ligou direto a bomba para testá-la?
O que foi feito especificamente na parte da elétrica? Porque se começou depois de refazer a elétrica, então grandes chances dessa reforma ter sido a origem do problema atual
Abaixo, uma foto do diagrama elétrico dos vhc não-flex na parte da ECU e do relê da bomba (K58):

O que foi feito especificamente na parte da elétrica? Porque se começou depois de refazer a elétrica, então grandes chances dessa reforma ter sido a origem do problema atual
Abaixo, uma foto do diagrama elétrico dos vhc não-flex na parte da ECU e do relê da bomba (K58):

-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Não sei se ocorre com todos, mas no meu caso, ao virar a chave a bomba funciona e para se não houver RPM.
Se triscar a chave direto, ela tbm funciona direto até que o motor seja desligado.
Se triscar a chave direto, ela tbm funciona direto até que o motor seja desligado.
- gtmski
É, ficou um pouco confuso para mim essa parte de "só injeta na primeira partida e não nas seguintes" e "não segura ligado"... supus que a bomba só pega rapidinho na posição 15 do comutador e depois não pega mais, tanto quando do acionamento pós-motor de arranque quanto se desligar e voltar para o 15... enfim... diagnosticar coisas por texto é complicado, há que se supor certas coisas. A ver.
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Sim... mas se essa parte da elétrica não foi mexida, tá parecendo ser aterramento ou defeito da ECU... pode até ser fusível (F26) frouxo...
De qualquer forma, tem que monitorar o 85 com terra constante (após ligado) e o 87 com bateria (tbm após ligado), bateria esta que inclusive alimenta os injetores.
...uma dúvida... esse Y34 é a solenoide do Canister?
De qualquer forma, tem que monitorar o 85 com terra constante (após ligado) e o 87 com bateria (tbm após ligado), bateria esta que inclusive alimenta os injetores.
...uma dúvida... esse Y34 é a solenoide do Canister?
- viiniciustyle
@bange irei verificar esta parte do rpm pois realmente ela não está ligada no carro ...
- gtmski
É ela mesmo, o positivo dela é como no projeto do meu motor: pós-87 do relê da bomba.Bange escreveu: Sexta-feira 20 2022f Maio 2022 11:52:04 PM ...uma dúvida... esse Y34 é a solenoide do Canister?
Curioso, né? nos nossos motores não é assim. Nos MPFI a alimentação dos bicos vem direto do fusível. Nesses VHC geração 1 e 2 de injeção MT25 não só a alimentação dos bicos sai do 87 do relẽ da bomba, como também chega no que parece ser o pino A6 um sinal identificando que o relê está acionadoBange escreveu: Sexta-feira 20 2022f Maio 2022 11:52:04 PM ... e o 87 com bateria (tbm após ligado), bateria esta que inclusive alimenta os injetores.
Nos VHC geração 3, de ECU MT27E (2009>), a coisa já muda novamente. Botaram lá um relê principal (K55) e ele sai alimentando meio mundo. A alimentação dos bicos ainda é pós-relê K58, mas a válvula do cânister não depende do chaveamento do relẽ da bomba.
MT27E (VHC-E Flex):

Achei um daqueles diagramas por conexão do MT25 flex. Tem gente que gosta, outros que não... eu acho prático mas não substitui o diagrama elétrico oficial. É característica deles uma simplificação que pode torná-los confusos e carentes de informações. No seguinte mesmo, nem mapearam o sinal que chega no pino A6:
MT25 Geração 2 (VHC Flex):

- gtmski
O carro não está montado? Está tentando funcioná-lo sem o sensor de rotação no lugar?viiniciustyle escreveu: Sábado 21 2022f Maio 2022 08:23:58 AM @bange irei verificar esta parte do rpm pois realmente ela não está ligada no carro ...
-