[DÚVIDA] - Tec Tec no motor - Pistão ou Tucho.
- gtmski
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Re: [DÚVIDA] - Tec Tec no motor - Pistão ou Tucho.
E ainda ficaria melhor do que um motor retificado. Mas esse não é o ponto... o cerne todo da questão, para mim, é diagnóstico errado. Se tá fazendo barulho de máquina de costura em alta, como pode ser saia de pistão? O camarada nem abriu o motor. Se fosse falta de lubrificação para os tuchos, causados pela parte de baixo, não seria a saia de pistão batendo que causaria isso.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
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- Manfio
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Sim, quanto aso 8 mil eu nem quiz comentar, pois é algo fora da realidade sendo até ridículo. Colocou um preço para não fazer o serviço, pois já vi um cara pagar 30 mil numa retífica de Honda e usaram lixa no brunimento. Se colocar tudo zero mantendo só o bloco nunca chegará nesse orçamento. Pelo que me recordo em dezembro de 2021, paguei R$ 729 a árvore-de-manivelas, uns R$ 480 as bielas e R$ 500 os pistões 0,50 da MAHLE, sendo as bronzinas de mancal R$ 156 e biela R$ 60. O mais salgado foi a torre que saiu uns R$ 670 reais. Esses valores foram na Metronorte. Os pistões foram comprados em 2019.
- Manfio
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Uma coisa que se deve observar é a folga no alojamento do eixo de comando. Quando medi os mancais de um FGP e um Kuir tive as seguintes medidas.
FGP/GM
35,20 mm
39,60 mm
39,80 mm
40/40 mm - central
40,25 mm
40,70 mm
Kuir EFI/MPFI (modelo que aceita os dois tipos)
35,20 mm
39,60 mm
39,80 mm
40,25/40,25 mm - central
40,45 mm
40,80 mm
Ou seja, o eixo de reposição Kuir é mais justo do que o original GM. Com isso o ideal seria usar um súbito tipo de 35-60 mm para medir essa folga entre o eixo e o alojamento da torre. Desconheço as medidas de outros eixos como CGD, Aplic, Takao. Na documentação GM não há informações quanto a essas folgas, tem-se apenas a folga axial, aquela da arruela de travamento que deve ser entre 0,04 a 0,16 mm.
Por isso que é complicado achar o problema desses tec tec, pode ser muita coisa, até alojamento do tucho desgastado.
Em suma, tem que fugir de oficinas fast food.
FGP/GM
35,20 mm
39,60 mm
39,80 mm
40/40 mm - central
40,25 mm
40,70 mm
Kuir EFI/MPFI (modelo que aceita os dois tipos)
35,20 mm
39,60 mm
39,80 mm
40,25/40,25 mm - central
40,45 mm
40,80 mm
Ou seja, o eixo de reposição Kuir é mais justo do que o original GM. Com isso o ideal seria usar um súbito tipo de 35-60 mm para medir essa folga entre o eixo e o alojamento da torre. Desconheço as medidas de outros eixos como CGD, Aplic, Takao. Na documentação GM não há informações quanto a essas folgas, tem-se apenas a folga axial, aquela da arruela de travamento que deve ser entre 0,04 a 0,16 mm.
Por isso que é complicado achar o problema desses tec tec, pode ser muita coisa, até alojamento do tucho desgastado.
Em suma, tem que fugir de oficinas fast food.
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Em 2019 comprei um motor em Ribeirão Preto/SP no qual o desmonte era legalizado pelo Detran/SP. Achei estranho o fato de no escritório ter várias etiquetas do Detran porto todo lado inclusive caídas no chão e sendo pisadas. Comprei com nota e com as respectivas etiquetas coladas ali na hora na minha frente (bloco, cabeçote, cárter) após desinstalado do cofre, acompanhei tudo.SemControle escreveu: Sábado 23 2023f Setembro 2023 06:44:55 PMnão se esqueça q a desculpa da pandemia pra subir preços nunca mais voltaram ao q era.....gtmski escreveu: Sábado 23 2023f Setembro 2023 09:44:08 AM 8 mil para fazer a parte de baixo do motor? hhahahhahahah
OITO MIL?
Por 2.500 tem motor quase completo, usado, no mercadolivre.
8 mil nem se for fazer um virabrequim de diamante
e motor usado tenho minhas ressalvas, já presencie motor c etiquetas do detran vindo de desmonte legalizado, estar remarcado, foi verificado na vistoria pra legalização da troca do motor, q é outro detalhe de trocar motor, tem q por na conta todo gasto com legalização tmb
- Manfio
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Mas esse motor parado aí, será que não tinha ferrugem dentro. Aqui deixei 2 anos parado e mesmo cuidando começava a enferrujar na borda do eixo do comando.
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