Eu pensava que durariam uns 3 anos, como são as baterias 18650 de um notebook. Afinal, muitos carros elétricos também usam as 18650...
Mas fiquei assustado. Porque, segundo um relatório da Tesla a partir da telemetria que é enviada ao fabricante :
https://www.tesla.com/ns_videos/2019-te ... report.pdf
E segundo uma base de dados da internet, alimentada por usuários de Teslas:
https://maartensteinbuch.com/2015/01/24 ... tion-data/
Mas tá aí um problema que antes só existia com notebooks, celular... no futuro o camarada vai comprar um carro e pergunta "a bateria tá boa? ainda segura carga?" Para nós que quando gostamos de um carro ficamos 20 ou mais anos com ele, a conta dos milhares de litros de gasolina por uma bateria vai cair no bolso.
A degradação da bateria não é linear, mas vamos supor que seja para fins de cálculo. E considerar uma degradação de 2% ao ano, que parece ser o padrão da indústria. Em 10 anos, a bateria estaria com 78% da capacidade e em 20 anos, 51%.
Já estou até prevendo no futuro um battery pack da Multilaser, comércio de baterias recondicionadas, pessoal deixando a bateria do carro no freezer hahaha... essas coisas daqui...
Claro que antes desses 20 anos, um bocado de outros problemas elétricos surgirão. Ainda mais em modelos de entrada. Mosfets queimando toda hora, capacitores vazando, Ci queimados... Se na hora da manutenção desses carros for como é hoje em boa parte das assistências técnicas de eletrônicos, não vão querer buscar o componente com defeito, mas sugerir trocar a peça toda.
Os 2000 litros foram até conservadores para um Tesla Model S... nele, a bateria custa 15 mil dólares... com o dólar e o preço da gasolina de hoje, está mais para 10.000 litros de gasolina :(