Infelizmente o Corsa Hatch só começou a vir com este item no Brasil após o ano de 2009 quando saiu a lei que obriga a todos os carros novos virem com a 3ª luz de freio instaladas. Este é um item também que dificilmente será encontrado novo em alguma autorizada GM pois não é mais fornecido. Porém ainda é relativamente fácil acha-los no em anuncios do MercadoLivre por exemplo e talvez em Desmanche não seja tão difícil também. Seu preço médio gira em torno de 150 a 180 reais.
Brakelight - Cód. GM 93285054

Itens utilizados
- Chave Biela 8mm (soltar a lanterna traseira)
- 1,5 M de Fio (positivo e negativo)
- 1 passa fio (arame ou algo do tipo para facilitar o trabalho) pelo menos 50cm.
- Fita Isolante (para emendar os fios)
- Estilete ou alicate de corte.
PASSO 1
Para não ficar nenhum fio aparente na carroceria fiz a passagem do fio para o lado da lanterna esquerda do carro. devido a esse lado ja ter um acabamento de borracha para passagem de fios da tampa para carroceria. Então é só soltar os dois lados desse acabamento e passar o fio por dentro dele.
comecei a passagem de fio por este ponto.

PASSO 2
Com o auxilio do passa fio, passe o fio por dentro da tampa traseira até o furo redondo dos encaixes do brakelight, após isso emende os fios no rabicho do brakelight (caso o rabicho seja original GM o positivo sera o cabo preto/amarelo e o negativo o marrom). Após isso fixe o brakelight nos encaixes da tampa.

PASSO 3
nesse ponto vc ja deve ter tirado a lanterna esquerda da carroceria utilizando a chave de biela pra soltar os parafusos aparentes (sem mistério).
Existe uma guarnição de borracha redonda ao lado do acabamento que liga a tampa na carroceria que achei melhor remover para facilitar a passagem dos fios. Utilizando o passa fio leve o fio até o chicote da lanterna.
Aqui ficou um esboço de por onde os fios tem que passar.

PASSO 4
O fio que corresponde ao freio é o preto e amarelo, porém reparei que a GM utilizou a mesma cor para o fio que liga a lanterna. mas o fio certo é o segundo da direita para esquerda e o negativo é o marrom (Padrão corsa)

Emende esses fios nos fios correspondentes vindos do brakelight e isole bem a emenda com a fita isolante para não ter risco de curto.
Teste e monte tudo de volta.

Vlw!
