[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V
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Hummm...
No corsa MPFI 8v essa magueira sai do cabeçote e entra no TBI, é uma magueira bem curtinha né?
Tá, e seu eu colocar uma magueira e fazer com q entre antes do filtro de ar? o unico problema q vejo é q a sujeira ia ficar no filtro de ar e os gases q passasem seriam queimados normalamente no motor..
Abraço
Josias Bauer
No corsa MPFI 8v essa magueira sai do cabeçote e entra no TBI, é uma magueira bem curtinha né?
Tá, e seu eu colocar uma magueira e fazer com q entre antes do filtro de ar? o unico problema q vejo é q a sujeira ia ficar no filtro de ar e os gases q passasem seriam queimados normalamente no motor..
Abraço
Josias Bauer
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Coloquei este respiro no meu Corsa B MPFI ... Putzzz
Comecou a morrer direto na marcha lenta... To pesquisando aqui se eu fiz algo de errado. Fiz a instalação com uma mangueira de 1mt saindo do motor e passando por traz da TBI - Reservatório de agua para o outro ladfo do motor (ladfo direito de quem ve o motor de frente). A luz da injeção parecia uma arvore de natal ... toda hora acendia - apagava - acendia ...
Solução: Coloquei o filtro do respiro na mangueira original... Rodei com o carro e nao acendei mais, porem percebi que ele perdei força ....
Vou continuar pesquisando e ver o que pode estar ocorrendo ....
Comecou a morrer direto na marcha lenta... To pesquisando aqui se eu fiz algo de errado. Fiz a instalação com uma mangueira de 1mt saindo do motor e passando por traz da TBI - Reservatório de agua para o outro ladfo do motor (ladfo direito de quem ve o motor de frente). A luz da injeção parecia uma arvore de natal ... toda hora acendia - apagava - acendia ...
Solução: Coloquei o filtro do respiro na mangueira original... Rodei com o carro e nao acendei mais, porem percebi que ele perdei força ....
Vou continuar pesquisando e ver o que pode estar ocorrendo ....

Agora ando devagar pois já tive pressa ...
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TAMPA DE VALVULAS DECORATIVA CHEVROLET 16V
BOM DIA PESSOAL, SOU NOVO NO SITE E VI COMENTARIOS A RESPEITO DO RESPIRO E OLEO E POR CONSEQUENCIA ESSE TAMPA DE VALVULAS DECORATIVA COMUM NOS CORSA 16V...
ESTOU PRECISANDO DE UMA ALGUEM TEM DISPONIVEL PARA VENDA OU SABE ONDE EU ENCONTRO?
ABRAÇO A TODOS..
ESTOU PRECISANDO DE UMA ALGUEM TEM DISPONIVEL PARA VENDA OU SABE ONDE EU ENCONTRO?
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[DÚVIDA] -
Amigo, são duas mangueiras de suspiro. O mesmo procedimento pode ser realizado na mangueira mais larga?
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Re: RESPIRO DO MOTOR 1.0 - 16V / CORSA WAGON 99
Boa tarde Amigos,Fabio Cribari escreveu:OLÁ AMIGOS...
EM JANEIRO DESTE ANO, COMPREI MEU 1º CARRO ( CORSA WAGON 1.0 - 16V / ANO 99/99 )...
ESTOU ADORANDO O CARRO, MAIS INFELISMENTE ESTOU TENDO MUITA DOR DE CABEÇA COM O RELAXO DO ANTIGO DONO...
NESTE DOMINGO DE PASCOA VIAJEI PARA O INTERIOR DO ESTADO E FIQUEI LÁ O FINAL DE SEMANA INTEIRO... APROVEITANDO A TRANQUILIDADE DO LOCAL FUI DAR UM TRATO NO CARRO E CONHECE-LO MELHOR...
TAVA CURIOSO PARA VER COMO ERA POR BAIXO DA TAMPA DECORATIVA DO MOTOR ( CHEVROLET 16V )...
PARA MINHA SURPRESA, TINHA UMA MANGUEIRA PRATICAMENTE CORTADA OU DECAPTADA, CHEIA DE OLEO E TERRA...
FIQUEI DESESPERADO, POIS TINHA QUE VOLTAR PRA CASA E TAVA NO INTERIOR, AONDE IA ACHAR UM MECANICO...
MAIS MEU CUNHADO ME DISSE QUE ERA SÓ A MANGUEIRA DO RESPIRO DO MOTOR E NADA AFETARIA A VOLTA PRA CASA...
ENTÃO PENSEI, É SÓ ESTICA-LA UM POUCO E COLOCAR DE VOLTA DESPOIS QUE LIMPAR A MESMA...
OUTRA SURPRESA, ELA SE CONECTA MAIS ABAIXO ( NÃO SEI AONDE, OU NOME DA PÇ ), EM UM BICO, E ELA ESTAVA COM UM ARAME PRESO A ABA DA BRAÇADEIRA...
QUER DIZER, O MALDITO MECANICO, COLOCOU UM ARAMA SEGURANDO A PRESILHA QUE ESTAVA PRESA A MANGUEIRA QUE ACOPLAVA AO TAL BICO MAIS ABAIXO, E AO TIRAR O ARAME, PERCEBI QUE AONDE A MANGUEIRA ESTAVA PRESA O BICO PARECE ESTAR QUEBRADO...
É MOLE...
E A DIAS QUE QUE TO TENTANDO LEVAR O CARRO PRA LAVAR O MOTOR, POIS NESSE LADO ESTA MUITO SUJO, UM GRUDE TERRIVEL... AGORA SEI PORQUE DA SUJEIRA...
O QUE FAÇO GALERA...
LENDO ESTE TOPICO, ESTOU NA DUVIDA... MANDO DAR UMA GERAL NO MOTOR E DEIXA-LO COMO ORIGINAL...
OU, DAR UM TRATO E ELIMINAR ESSA MANGUEIRA COMO ESTA NO TOPICO...
LEMBRANDO, QUE MEU MOTOR É 1.0 16V - WAGON, UM CARRO UM POUCO MAIS PESADO QUE OS OUTROS...
ELIMINANDO ESTE MANGUEIRA, ESTOU PERDENDO RENDIMENTO NO MOTOR... ESTOU AFETANDO A VIDA UTIL DELE...
UMA COISA É CERTA, PARA O MECANICO ELE VAI TER QUE IR, ODEIO A TAL DA " GAMBIARRA", QUANDO VI AQUELE ARAME, FIQUEI DOIDO....
FICO NO AGUARDO DE ALGUMA DICA GALERA,
OBRIGADO...
Alguém sabe dizer o código dessa mangueira que o amigo citou, estou precisando compra ela mais não acho em nenhum lugar, obrigado a todos.
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Eu coloquei um cânister como o original e coloquei a mangueira original q vem da tampa de válvulas ate a entrada e a saida coloquei uma mangueira q é o retorno é do 8v q vai do radiador até o reservatório de expansão essa mangueira já tem uma curvinha numa das pontas q da bem certinho la no duto do coletor e tem mai uma conexão no meio do cânister pode fechar essa encaixei um pino dentro da mangueirinha q era engatado num caninho fino q ia ate a válvula do cânister ficou bom!

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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V
Olá Boa tarde! Na foto pude observar que existe tipo de um filtro na ponta do Lápis que vc fez do respiro, que tipo de filtro seria esse? A base da mangueira do respiro original fica isolada então? E fixo ela é algum lugar para não danificar correto? E faço esse L igual o seu, isso fará com que pare de jogar óleo no TBI ? Faze do isso não afetará o desempenho do motor ou estragando outras peças? Corsa sedan super 1.0 16v 2001.
Desde já grato.
Desde já grato.
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- Ano de fabricação: 1997
Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V
Bom, eu li o tópico todo e gostaria de tecer alguns comentários...
O chamado respiro do óleo ou dos vapores do óleo, tem seu efeito básico em proceder a queima de tais vapores (antigamente isso não existia e tais vapores eram eliminados diretamente no ar), evitando o mau cheiro, problemas com a poluição do meio ambiente como também, segundo outra linha de pensamento, lubrificar o eixo das válvulas (antes do retentor).
O interior do motor (parte oleada), não deve ter pressão de ar em excesso...tem, mas é muitíssimo pequena, proveniente do escape da gigantesca pressão do interior dos cilindros quando ocorrem as explosões e a vedação dos anéis de seguimento não sendo absoluta, permite uma pequena passagem, daí a pressão.
O motor em funcionamento, gera muito calor e tende a aquecer o óleo, iniciando o vapor de seus componentes...juntando a pressão do ar + combustível (que passa pelos anéis e não são queimados), mais os vapores do óleo aquecido, temos uma mistura indesejável que é disponibilizada na admissão para queima, resolvendo os problemas do mau cheiro e da poluição, como também ajudando na lubrificação do eixo das válvulas.
Todos os fabricantes de motores atualmente se utilizam desse processo com uma ou duas mangueiras e ainda tem um elemento adicional chamado de anti-chama, que serve para evitar que tais vapores entrem em combustão antes de entrarem na câmara. Este processo pode ter um bom ou um mau projeto, que em motores novos logo-logo acarretará em excesso de borra grudenta no ambiente do TBI, prejudicando a eficiência do atuador da marcha lenta e a funcionalidade da borboleta...que juntos irão afetar a ML.
É notório que a medida que o motor envelhece ou avança na quilometragem, ocorrem desgastes que requerem manutenção, seja preventiva ou corretiva...a preventiva dá ao motor, condições de uma maior quilometragem sem problemas, já a corretiva é imperiosa e sem ela na maioria das vezes o carro vai pra oficina.
Uma das consequências do envelhecimento do motor, é o desgaste natural do interior da câmara de combustão e dos anéis dos cilindros... e este desgaste tem como resultados a perda de potência do motor e aumento da pressão no interior do motor (parte oleada), pois uma maior quantidade de gases da mistura de combustível + ar, irão passar exatamente por este desgaste no momento da explosão, ficando evidente que maior pressão no interior do motor irá levar mais gases da mistura (combustível + ar), e gases do óleo para serem injetados no TBI, aumentando a necessidade de manutenção preventiva neste local.
Portanto, antes de pensarem em fazer qualquer modificação no respiro do óleo, em qualquer motor, avaliem se não é a taxa de compressão que está caindo (quando a taxa de compressão cai, uma das razões é o desgaste dito acima ou sede das válvulas com carbonização), quantidade de óleo além do limite indicado na vareta, manutenção preventiva normal (limpeza do TBI, anti-chama, etc...), óleo com viscosidade inferior ao indicada pela montadora, óleo vencido (o óleo vencido perde a eficiência da viscosidade, passa mais fácil pelos anéis e também acelera o desgaste dito acima, além de outros).
O chamado respiro do óleo ou dos vapores do óleo, tem seu efeito básico em proceder a queima de tais vapores (antigamente isso não existia e tais vapores eram eliminados diretamente no ar), evitando o mau cheiro, problemas com a poluição do meio ambiente como também, segundo outra linha de pensamento, lubrificar o eixo das válvulas (antes do retentor).
O interior do motor (parte oleada), não deve ter pressão de ar em excesso...tem, mas é muitíssimo pequena, proveniente do escape da gigantesca pressão do interior dos cilindros quando ocorrem as explosões e a vedação dos anéis de seguimento não sendo absoluta, permite uma pequena passagem, daí a pressão.
O motor em funcionamento, gera muito calor e tende a aquecer o óleo, iniciando o vapor de seus componentes...juntando a pressão do ar + combustível (que passa pelos anéis e não são queimados), mais os vapores do óleo aquecido, temos uma mistura indesejável que é disponibilizada na admissão para queima, resolvendo os problemas do mau cheiro e da poluição, como também ajudando na lubrificação do eixo das válvulas.
Todos os fabricantes de motores atualmente se utilizam desse processo com uma ou duas mangueiras e ainda tem um elemento adicional chamado de anti-chama, que serve para evitar que tais vapores entrem em combustão antes de entrarem na câmara. Este processo pode ter um bom ou um mau projeto, que em motores novos logo-logo acarretará em excesso de borra grudenta no ambiente do TBI, prejudicando a eficiência do atuador da marcha lenta e a funcionalidade da borboleta...que juntos irão afetar a ML.
É notório que a medida que o motor envelhece ou avança na quilometragem, ocorrem desgastes que requerem manutenção, seja preventiva ou corretiva...a preventiva dá ao motor, condições de uma maior quilometragem sem problemas, já a corretiva é imperiosa e sem ela na maioria das vezes o carro vai pra oficina.
Uma das consequências do envelhecimento do motor, é o desgaste natural do interior da câmara de combustão e dos anéis dos cilindros... e este desgaste tem como resultados a perda de potência do motor e aumento da pressão no interior do motor (parte oleada), pois uma maior quantidade de gases da mistura de combustível + ar, irão passar exatamente por este desgaste no momento da explosão, ficando evidente que maior pressão no interior do motor irá levar mais gases da mistura (combustível + ar), e gases do óleo para serem injetados no TBI, aumentando a necessidade de manutenção preventiva neste local.
Portanto, antes de pensarem em fazer qualquer modificação no respiro do óleo, em qualquer motor, avaliem se não é a taxa de compressão que está caindo (quando a taxa de compressão cai, uma das razões é o desgaste dito acima ou sede das válvulas com carbonização), quantidade de óleo além do limite indicado na vareta, manutenção preventiva normal (limpeza do TBI, anti-chama, etc...), óleo com viscosidade inferior ao indicada pela montadora, óleo vencido (o óleo vencido perde a eficiência da viscosidade, passa mais fácil pelos anéis e também acelera o desgaste dito acima, além de outros).
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- Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V
Fabrício vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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- Registrado em: Segunda-feira 03 2017f Abril 2017 02:08:02 PM
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V
Alvaro Gomes escreveu:Fabio vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
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