Clube do Corsa: fórum do Chevrolet Corsa com 22 anos de história, referência para entusiastas. Oferece dicas de manutenção, personalização e reúne uma comunidade ativa que mantém viva a paixão por este ícone dos anos 90
Ewerton escreveu:Eu respondo, quem lê, estuda e realmente se interessa por carros de competição. A literatura está ai pra todos é só correr atrás. Esse tipo de coisa a mto tempo não passa por esse forum. Espero q a coisa mude com o passar do tempo.
Aproveite seus conhecimentos e toda a sua técnica e AJUDE o Carlos então, se é que ele precisa...
Dê as dicas para ele, diga onde tem informação, conversem por e-mail, troquem experiências...
Seu conhecimento não o faz mais do que ninguém aqui dentro do CC.
Use-o pra ajudar os outros.
Sem mágoas, ok? mas estou dizendo o que penso.
Abraço!!!
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008
Estou de volta.
Vi a comoção geral do pessoal, e continuo a postar os dados da minha boa e velha esperiência.
Vejo que existem muitas opiniões a favor e poucas contra, agradeço ao pessoal que apoia e quero que todos que não apoiem que vejam depois o resultado.
Nem vou ficar nesta discussão de que o motor é manco, se é bom, se é ruim. Mas agora o cabra falar que o motor não é feito todo de aluminio e generalizar num link furado. KKK.
Se tiver a fim vem cá ver meu caro, tô aqui em Brasilia todos os meus dois carros estão aqui.
Mas nem quero saber. Amigão pra ti só o meu desprezo e mais nada. E vejo que o site é para postarmos as nossas experiências em preparação e não para ficar de "picuinha", as diferenças tiramos nas pistas OK?? Tu fica com teu 1.6 333 hp que em qualquer lugar faz e eu faço aqui o meu primeiro e acho que unico corsa brasileiro com motor V6 tração dianteira. OK?
Para os amigos que solicitaram, eu a um bom tempo atraz eu postei vários coisas sobre a minha saga em transformar o meu 1.0 mpfi em 2.0 depois 2.2 mpfi quando tiver um tempinho eu posto mais alguma coisa, só para adiantar, eu ainda não descobri como postar as fotos então fiz um blog para isto, tem um link com o blog na minha assinatura, lá tem fotos do volante, da chapa do calço do motor, do próprio motor 2.2 e mais algumas coisinhas que eu escrevi. Assim que eu aprender a botar foto aqui eu mostro pra galera.
Também coloquei umas fotos do 2.8 V6 que é de alumínio. Blz
Não vou postar mais nada a que se refere meu caro colega do 333hp. Nem irei ficar fomentando esta discórdia. Quando Colombo disse que a terra era redonda quase prenderam ele, imagina eu um oreia seca de Brasilia....
Abraço a todos.
PS Alguém me ensina a postar fotos que eu tiro o monte delas pra galera ai.
Outra coisa pra quem perguntou em que pé está o projeto, estou vendo a compatibilidade das caixas de marchas nacionais para o danado do corsinha, na pior das hipóteses vou importar uma do México ou USA, por que tem um amigo meu que me manda umas coisas desde o tempo que eu andava de dodge.
[quote="Ewerton"]Dps de tantos anos de forum CC não é possível q nada tenha mudado. Realmente tá complicado de desenvolver pensamento correto e mostrar claramente pra todos o q é performance e o q não é performance. É bem broxante chegar e ler posts absurdos de users q nem mesmo leem todo conteudo de posts anteriores.
Bem, por onde começar?
Vou pelo motor 2.8 V6 LB6. Se alguem chegou a ler no link, são 130hp e não 225hp (do LQ1 DOHC) como mensionado na primeira página. Segundo, o motor não é de alumínio por inteiro. O bloco é de ferro fundido e cabeçotes em aluminio como a grande maioria de motores, e o 1.6 16v tb é assim. Então não há LÓGICA em falar q o motor é mais leve q um motor F1 1.0. Alias eu chuto algo entre 30-50kg mais pesado q um 2.2, vide o bom torque q esse motor consegue gerar. Então o virabrequim e volante desse motor deve ser um absurdo de peso.
O q q isso representa na dinâmica do carro?
Representa uma piora absurda na já terrível distribuição de peso do Corsa, além de aumentar o peso total do carro, indo totalmente contra a principios básicos de performance q é baixo peso e distribuição de peso proximo de 67% na frente e 33% atras pra um carro FWD. Com a piora da distribuição de peso fica complicadissimo de acertar pois se há mais peso na frente, essa terminação terá mais grip (overall) e a necessidade de se manter carga consideravel na traseira (barrando oversteer) tornará a frente mto dura. É perfeitamente notável q o equilibrio de um carro desse é uma linha muito tenue entre ter grip e ser rápido em curvas (com oversteer controlado) e frenagens ou barrar oversteer causando understeer aumentando drasticamente o consumo de pneus, q devem ser pra aros 17, 18.
Sem falar no brake bias q deve ser jogado quase q 70% ou mais pressão pra frente afim de não travar com facilidade a traseira. Então será necessário freios aftermarket com valvula de ajuste de carro de pista. Só estes item não saem por menos de 10mil reais.
Eu até perdoria se o projeto fosse V6 central RWD com um motor realmente decente. Isso sim seria um PROJETASSO. Ou uma adaptação de um Duratec q é realmente mais leve e mais potente.
No fim um carro desse iria fazer o dono feliz até q fosse pra pista e comprovasse q seu carro mal anda com carrinhos com metade ou 1/3 do investimento(ou potência) mas com técnica suficiente pra os tornarem verdadeiramente rápidos em sua categoria.
Respondendo a pergunta do user:
"Quem é que faz uma preparação desse tipo e acerta TUDO, eu digo TUDO, de primeira??? Freios, chassi, suspensão, motor??"
Eu respondo, quem lê, estuda e realmente se interessa por carros de competição. A literatura está ai pra todos é só correr atrás. Esse tipo de coisa a mto tempo não passa por esse forum. Espero q a coisa mude com o passar do tempo.[/quote]
Antes de finalizar minha intenção de não cutucar a onça por que não vale a pena.
Me pergunto onde leu sobre isto ai? No manual do escoteiro mecânico?? KKKK
Tu nun entende nada de engenharia só pegou um monte de palavra em inglês para impressionar. O que tem no Espirito Santo? Ai que fica interlagos? ou indianápolis é ai? KKK
Amigão semana que vem vou em vitória pega o meu telefone e me liga que vou acelerar com o seu over nun sei o que under não sei das contas. Vou te mostrar a cavalaria de um bom 2.2 que eu ando todo dia. KKK
Abraço esta eu não havia lido ainda KKK.
Carlos L
PS Não discuto mais, mas esta ai eu tinha que falar. Ptz.
carloslouco escreveu: O que tem no Espirito Santo? Ai que fica interlagos? ou indianápolis é ai?
Ei Carlos, peraí... não acho válido esse tipo de comentário. Sou sincero. Acho preconceituoso e devemos evitar. Fica parecendo que alguns Estados são mais importantes do que os outros, o que não é verdade. Sou baiano e nós aqui da Bahia encabeçamos a campanha "Carro de Baiano" e, no final, a galera parou mesmo de usar este termo para qualificar carros bizarros.
Bom, enfim, não estou falando isso porque me sinto 1/2 baiano e 1/2 capixaba (praticamente de 15 em 15 dias estou lá), mas sim, porque achei essa frase um tanto quanto depreciativa, o que, acredito, não deve acontecer, já que, todos nós fazemos parte do mesmo país, Brasil.
Uai eu até poderia te peitar, mas como ainda estou na graduação de eng de computação na UFES prefiro ficar quieto com minha "insignificância".
As palavras foram tiradas de livros de Dinamica de carros de pista e suspensão. Os meninos daki q trabalham no Baja(eng ele e mec), bem antes de formar já sabem deles a mto tempo. De repente sua graduação não foi mto proveitosa. Vc deve ter esquecido de pegar livros "insignificantes" na biblioteca né...
O mais engraçado é o kra ACHAR q o motor dele é todo de aluminio.
A GM só passou a produzir smallblocks e bigblocks só em aluminio a partir de 2002 se não me engano e o seu V6 porco da decada de 80 seria do mesmo jeito?? Muita inocência não?
Mais inocência ainda achar q iria perder meu tempo gastando alcool com um kra desses... tsc tsc tsc
Sugestão de um tiozinho de 39 anos: ao invés de um cutucar o outro, unam-se por um bem comum. Quem sabe a dupla não abre uma preparadora muito competente depois?
Só uma sugestão...quem sou eu para me meter.
Pyrú
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Guimarães Rosa."