Troquei o sistema de arrefecimento inteiro, bomba d'água, radiador, mangueiras, válvula termostática, reservatório de expansão, tampa, tudo. Usei sempre peças na embalagem GM ou AC Delco (sempre correspondentes ao modelo do carro), só a bomba d'água usei Nakata porque a AC Delco só existe com rotor de plástico e eu queria de metal.
Coloquei um novo escape 4x1 (já tinha um antes, mas incompatível com o compressor do ar). Logo nas primeiras funcionadas percebi que mesmo parado, sem carga, logo ao redor dos 2 mil rpm o escape ficava incandescente, mesmo com o motor ainda frio. Só fica normal se mantiver o giro bem baixo. Fiz teste de rodagem, segurei 4000 rpm em segunda marcha por 1 km, o escape ficou muito vermelho. Rodando também percebi que a temperatura está sempre perto dos 100 graus, mesmo na estrada, ele não era assim.
Revisei tudo que podia. Pressão e vazão da bomba de combustível, bicos, ponto, folga da roda fônica, folga da engrenagem do virabrequim (sem folga nenhuma), teste de compressão, fiz diagnóstico com scanner da GM e com scanner de oficina, não há qualquer erro ou leitura fora do padrão, está tudo perfeitamente normal. Não consigo encontrar qualquer indício de nada, a não ser que desconfio que ele não tá com o desempenho que sempre teve, mas isso é relativo, o carro ficou 3 anos parado, eu posso ter perdido o "feeling" dele. O motor não grila, não há nenhum comportamento incomum. Está tudo em estado de novo. O carro não tem catalisador. Silenciosos são novos. Deixei o escape direto no coletor (pra testar alguma obstrução) e ficou vermelho do mesmo jeito, apenas precisou de mais rotação pra ficar vermelho.
Deixei o carro na oficina de um amigo mecânico extremamente experiente, que fez e refez todos os testes possíveis e não encontrou nada que pudesse ser indício.
Não sei se o coletor pode ser de má qualidade, é de uma empresa bem conhecida no ramo há anos. Não tenho mais o coletor original pra fazer o teste, mas estou pensando em arranjar um.
Se alguém tiver qualquer dica, por mais absurda que pareça, peço encarecidamente que compartilhe, pois estou de cabelo em pé. Qualquer dica, qualquer teste, qualquer questionamento é válido.