começa q a preparação de um cabeçote é em cima do objetivo, envolve muitos cálculos, tem tanta boca de porco arrombando galeria de cabeçote sem fundamento algum q faz render menos.....Esed1940 escreveu: Terça-feira 08 2025f Julho 2025 08:27:10 AM Bom dia!
Olha, o que o filho do seu vizinho falou tem um fundo de verdade, mas está bem exagerado.
Um cabeçote preparado realmente pode melhorar o fluxo de ar e combustível, aumentar a eficiência da combustão e assim trazer um ganho de potência. Mas para chegar a 25 a 30% a mais, o motor geralmente precisa de outras modificações em conjunto, como comando de válvulas mais agressivo, taxa de compressão aumentada, escape dimensionado e até ajustes na injeção. Só o cabeçote dificilmente faria o motor 1.0 render o mesmo que um 1.4 original.
Na prática, com um bom trabalho de cabeçote (polimento dos dutos, aumento do diâmetro das válvulas etc.), o ganho costuma ficar na faixa de 5 a 10%, dependendo do projeto e do motor. Então é uma melhoria sim, mas não tão milagrosa como falam por aí.
Se o objetivo é ter desempenho próximo de um 1.4, muitas vezes sai mais barato e confiável partir logo para um motor maior ou fazer um swap. Mas se for por hobby e para aprender, dá para fazer o cabeçote e curtir a evolução — só não espere milagres.
Abraço! Se quiser, podemos conversar mais sobre preparação leve.
vai depender do comando usado tmb, o regime de giro q se pretende o maior pico, dai entra muito calculo pra dimensionar as galerias e válvulas pro projeto, ângulos das sedes, e das válvulas influenciam, um simples squish q poucos dão valor conta muito numa preparação de cabeçote, uma pena o sistema original ja ser limitado em giro e lubrificação.....
qq modificação bem feita num cabeçote ja conta muito, pq é o coração de um aspirado, mas é aquilo, o valor do cv numa preparação turbo nem se compara