[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

igual o awaked ja disse...
de preferencia num posto plano, completar até o travamento da bomba.....
zera o hodometro parcial e roda um bom pedaco, a seu criterio....
completa novamente o tanque, nas mesmas condicoes do primeiro abastecimento....
ai vc divide o q tem no hodometro parcial pela litragem desse segundo abastecimento...o resultado sera os km/l q seu carro fez nesse percurso...

por habito e mesmo sendo turbo sempre faco as medias, sempre tive esse costume de tirar as medias
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
leojmedeiros
:: Millennium ::

Mensagem por leojmedeiros »

SemControle escreveu:igual o awaked ja disse...
de preferencia num posto plano, completar até o travamento da bomba.....
zera o hodometro parcial e roda um bom pedaco, a seu criterio....
completa novamente o tanque, nas mesmas condicoes do primeiro abastecimento....
ai vc divide o q tem no hodometro parcial pela litragem desse segundo abastecimento...o resultado sera os km/l q seu carro fez nesse percurso...

por habito e mesmo sendo turbo sempre faco as medias, sempre tive esse costume de tirar as medias
eu fazia totalmente errado esperava o carro entrar na reserva ai colocava uma quantidade X "litros" de combustivel e rodava ai quando entrava na reserva denovo eu fazia o calculo!
SemControle

metodo exato mesmo, so com motor em bancada com regime fixo de giro essas coisas.....
mas nesse caso ai tem todo akele detalhe até de inclinacao do chao pra entrar antes ou depois na reserva...
por isso até a preferencia por sempre abastecer em posto plano, tentar minimizar as diferencas
Editado pela última vez por SemControle em Segunda-feira 24 2011f Outubro 2011 07:02:56 PM, em um total de 1 vez.
leojmedeiros

Mensagem por leojmedeiros »

entendi!!

vou fazer o que os mestres dizem "SemControle e Awaked" ai ja vejo se da muita diferenca do valor que ja tinha :D
awaked
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Normalmente piora quando "mede" certo... kkk...
Os valores podem até bater, mas fica sem referência...

É sempre bom controlar a média. Se sempre faz 12 e um dia faz 11 dá pra fica esperto que tem algo errado.
awaked

Mensagem por awaked »

Outro detalhe, andar com o tanque sempre baixo aumenta o espaço pro combustível chacoalhar lá dentro e consequentemente aumentam as perdas por evaporação.

Em vez de colocar, exemplo, sempre 20 reais por semana ficando naquela: acende a reserva, 20 reais, reserva, 20 reais, reserva... dá exatamente no mesmo manter o tanque cheio, consome lá o equivalente aos mesmos 20 reais e já abastece. Além de manter tanque cheio e diminuir desperdícios sua bomba de combustível vai agradecer e muito.
SemControle

ou vai do pé, no encontro da independencia em Extrema-MG, indo o ponteiro nem se moveu, voltando, gastei 1/2 tanque de Extrema a Mairiporã :evil: precisei de uma revisao nas luzes do farol alto pra ver se ainda funcionavam ao chegar em casa
Tiago Rosalino
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER

Mensagem por Tiago Rosalino »

Tiago Rosalino,

Mais uma vez estou aqui falando desse assunto, estou ficando irritado com isso...

Como já mencionei há alguns tópicos sobre o possível problema no nível do meu combustível, a Bóia foi trocada pela garantia do carro, eu vi o cara trocando, hoje parece que o problema voltou, rodei 338 km e o ponteiro está no meio tanque, parece que travou ali e não mexe mais justamente na mesma posição que estava com problema da última vez (só mexe quando liga e desliga a chave). Agora não sei se deu pau mesmo, ou se como estou cabreiro com isso estou me apegando mais do que deveria, mas me parece que até chegar nesse nível ele descia mais rápido.

Quando abasteci da última vez coloquei 43 litros de álcool, e ainda tinha em torno de 11 litros de gasolina que tinha sido colocado pela agência quando peguei o carro.

Agora não sei se abasteço novamente pra fazer o teste ou se levo no mecânico de novo e aproveito que o tanque está mais vazio e mais fácil de tirar a bóia fora.

Isso já está começando a irritar, pois trata-se de um carro novo, 2011 com apenas 12.700 km rodados, preciso da opinião de quem tem esse modelo pra saber se é assim mesmo, ou se como já disse estou me apegando demais onde talvez nem tenha problema, ou pode ser que só fique sabendo disso quando ficar na mão por falta de combustível.

O outro Corsa que tive (Hatch Wind 2001) era batata, sempre no mesmo trajeto quando o ponteiro encostava no meio tanque marcava entre 300 e 320 km sendo gasolina, e esse sendo no álcool está com 338 km no meio tanque, não sei se a capacidade influencia de um tanque para o outro (54 litros contra 46 litros) ou esse carro é econômico mesmo, ou ainda estou mesmo com um grande PEPINO para ser resolvido.

Ufa... desculpe o desabafo, aguardo algumas idéias...
awaked

Mensagem por awaked »

Cara, abastece de novo e controla a média... deve estar certo...
se o tanque é maior roda mais mesmo.

Faz a média sempre com tanque cheio. Abastece, roda uns 200 km e abastece novamente. Aí sim, os 200 km divididos pelos litro colocados no segundo abastecimento.

Quando você tiver certeza que faz 10 km/l, por exemplo. Sabendo que o tanque tem 54 litros pode rodar 450 km com segurança pra ver se baixa mais.
awaked

Mensagem por awaked »

Um detalhe, estava esquecendo. 90% dos carros novos demora pra cair. Mas quando baixa um pouco mais da metade cai como uma pedra o ponteiro. Ou seja, ele não é preciso, o meio do painel não significa que o tanque tem exatamente 27 litros.

Ou seja, o tanque (40 litros como exemplo) não é assim:
|----|----|----|----|
10 l 10l 10l 10l

São mais assim:
|----|----|----|----|
5l 10l 10l 15l

Não exatamente. Mas deu pra entender né?
Responder