Fala man!
Também sou user da autosom já faz uns anos, e aprendi que nem sempre o que o manual fala fica legal !!
Vendo os projetos do pessoal, desde batidão SPL ate os mais monstros do subgrave, que é o que nós gostamos

, eu mesmo montei minha caixa com 75l com um duto de 4" x24 cm, ficou com um subgrave animal cara, adorava o som !
Bom, ainda tenho os projetinhos que simulei aqui no pc, e resolvi simular a caixa aqui pra você, vamos ao gráfico
Seguinte, o E2K é famoso pelo som pesado, subgrave mesmo, então ele tende a embolar em batidas mais rapidas, como um pedal duplo de uma banda de rock por exemplo, ele responde bem ate os 80hz, depois disso eu não gostava do som dele, por isso fiz uma caixa um pouco maior ( 75L ) para responder bem nas frequencias baixas.
Repare no primeiro quadradinho ali, no grafico o verde limao, é teu projeto atual, ele ta sintonizado la pelos 42hz, sendo que a frequencia de ressonancia dele é la pelos 23hz se não me engano, então ele está respondendo bem pro lado do spl mesmo, o que teu instalador falou faz sentido, no caso ele ta "picudo", respondendo bem em frequencias mais altas e bem em frequencias baixas, no caso bem som misto, show de bola a caixa para usar no dia a dia.
A linha amarela no grafico era o meu, é apenas para ter uma base pra comparar
A linha azul xenon de 8k

, é o projeto com o dutinho maior, respondendo melhor em baixas frequencias, caixa sintonizada a 32hz, que depois de muitos, mas muitos testes com dutos que fiz na minha caixa, o melhor resultado era em 32hz!!
Não precisa deixar permanente esse duto maior, faça um teste, rode pela cidade com ele e veja os alarmes avisando que você esta passando
A caixa atual está com pico beirando os 60hz, já com o duto maior, ele vai cair esse pico, vai ter uma resposta mais "plana" e o sub respondendo em frequencias bem mais baixas, o pico da minha antiga caixa estava la pelos 40/45hz, mas respondendo forte nos subgraves, nem sempre o que diz o grafico é o mesmo na pratica, por isso entra a arte de fuçar! é botando a mão na massa que a gente realmente ve como funciona
Só lembrando que o "duto" preto da caixa, tem 10cm, então é só adicionar mais 22cm de cano nele e depois poste pra gente o que achou !
Bom por enquanto é isso man, faça um teste, pegue uma regua e encaixa o cano que vai cortar primeiro no duto preto, depois de fixado o cano no duto, só medir e mandar bala na segueta!

, digo pra encaixar primeiro o cano no duto pois se cortar primeiro na medida e depois encaixar no duto, vai perder uns centimetros no comprimento
Qualquer coisa estamos aqui !!
Abração!