[TUTORIAL] - Lavando o Radiador. (fácil fácil)

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
JRBOY25
:: Millennium ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Lavando o Radiador. (fácil fácil)

Mensagem por JRBOY25 »

Esse serviço é feito para akeles que tá duro (que nem eu) mas quer voltar a colocar aditivo no carro novamente, sendo que o carro só viu aditivo quando saiu da fábrica hehehe!!! ou sejá já tem um bom tempo só com água e tá sujo que nem "pau de galinheiro" kkkkk. então é um serviço que não precisa nem de coragem pois é facil e rápido.(Pelo menos eu achei).

Bem quando eu fiz foi a noite e não me lembrei de tirar fotos pois estava meio preocupado com uma coisa então só lembrei no dia seguinte depois de ter colocado tudo no lugar então resolvi fazer assim mesmo para ajudar a quem quiser.

Vamus nessa!

As Ferramentas:

Imagem

Uma chave de boca nº10
Uma chave "canhão ou de encaixe " tb nº10

Alicates

Imagem

Um alicate de pressão
Dois alicates simples.

1º Passo

Retire essa peça da entrada de ar (não sei o nome)

Imagem

2º Passo

Desconecte esse mangote que vem do motor para o radiador.
Imagem

utilize o alicate de pressão para que vc tenha mais apoio, empurre ele sentido o motor e solte-o no propio mangote. (mellhor que tirar do mangote e depois ter que procurar pois não se lembra onde colocou)

3º Passo

Retire o mangote mais fino usando o alicate simples tipo o verde.
Imagem

Retire o mangote mais grosso, utilizei o alicate vermelho nesse, pois a abraçadeira estava um pouco virada então como ele tem o bico um pouco de lado ele caiu como uma luva.

4º Passo

Retire os parafusos do ventilador:

Lado motorista
Imagem

Lado carona
Imagem

Chave nº10 caso a porca gire junto vc pode usar a chave "canhão" ou até mesmo um dos alicates.

Após retirar os parafusos vcs suspendem o ventilador um pouco para soltá-la do radiador, encline o ventilador sentido o motor para deixar espaço do radiador sair. (quem souber retire o ventilador que será de grande ajuda.)

5º Passo

Soltar o Radiador

Lado do carona
Imagem

Lado motorista
Imagem

chave "canhão" pois a de boca não cabe devido a cavidade da peça que segura.
retire a peça de aço que segura, e as borrachas puxando para cima (guarde numa lata ou qualquer lugar onde vc saiba que nao vai sumir).

6º Passo

Retire o Parafuso do reservatóio da DH (pra quem tiver no carro é claro) pois ele fixo no lugar atrapalha, e ele fora do lugar vc pode empurrar pro canto para tirar o radiador.
Imagem

Agora o radiador está livre então retire-o suspendendo um pouco e empurrando sentido o motor e levante com jeito e pronto faça a lavagem dele.

Eu fiz da seguinte maneira (consome menos água) enchia pelo lado da entrada (onde só tem um furo ou buraco) e tampava com a mão e sacudia ele por um tempo e jogava a agua fora.
repete...repete...repete até vc ver não sair mais sufeira. (garantido econnomiza água).

Pronto radiador lavadissimo.

outro ponto importante lavar as mangueiras de entrada e saida do radiador e motor,

Essa é as mangueiras de saida do radiador a fina vai para o reservatório e a grossa volta para o motor então meta água neles tb para lavar.
Imagem

Agora lavagem do reservatório de água

1º Passo

Alicate nele, retire essa mangueira dele.
Imagem

retire as porcas
LM
Imagem

LC
Imagem

Agora essa mangueira que fica em baixo do reservatório, usei alicate de pressão.
Imagem
deu um pouco de trabalho pela falta de espaço.

Para lavar vc fecha com um saco e fita isolante os buracos de entrada e saida de água, deixando só aberto o local da tampa, onde colocamos sabão em pó, um POUCO de água e AREIA feche e comece a sacudir o bichinho pronto retire tudo de dentro e os lugares tampados e lave bem com agua para nao sobrar nem 1 grão de areia dentro. Não tira o amarelado de velho do reservatório mais ficou limpo da ferrugem dando pra ver a água tranquilo até a noite.

Agora "já Elvis" é só colocar tudo de volta de tras pra frente heheheh!!.

Bom não coloquei o aditivo pois não tinha comprado quando fiz o serviço porém essa semana ainda colocarei mas já rodei com o carro e ainda a água está limpissima.

dentro do reservatório ainda dá pra ver o buraco de saída da água ou seja está limpo.
Imagem

DEPOIS VOU TIRAR OUTRA FOTO DO RESERVATÓRIO DE FORA PROVANDO QUE ESTÁ LIMPO E DÁ PRA VER SEM PROBLEMAS.

RESUMINDO VALEW A PENA PRA MIM.
AS FOTOS NÃO ESTÃO 100% POIS TIREI TUDO COM O CELULAR.
JRBOY25

MODERADORES

Mensagem por JRBOY25 »

FAVOR MOVER ESSE TÓPICO PARA LOCAL DEVIDO POIS EU ESTAVA OLHANDO ESSA PARTE QUANDO ME DEU VONTADE DE FAZER ESSE TUTORIAL ENTÃO ESKECI ONDE EU ESTAVA E DIGITEI. :lol:

MALZ AÊ
ALEX_BHZ
:: Maxx ::
Contato:

Mensagem por ALEX_BHZ »

Muito bom o tutorial
Betokleber #Zero Meia
:: Rodeio ::

Mensagem por Betokleber #Zero Meia »

Muito bom o tutorial

Onde faço a troca do "Paraflu" os caras conectam uma mangueira ligada a uma saida de agua
ligam o carro abrem a agua e tiram a mangueira de onde sai a agua do reservatorio ai a agua circula pelo motor e vai "lavando" tudo qdo para de sair agua barrenta ja sai limpinha ele reconecta td poe o fluido e completa agoa
so nao sei certinho aonde o cidadao conecta a mangueira

Mas os ecologistas nao gostam desse metodo pq gasta agua pra kcta
Rodrigo_RJ

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Betokleber #Zero Meia escreveu:Muito bom o tutorial

Onde faço a troca do "Paraflu" os caras conectam uma mangueira ligada a uma saida de agua
ligam o carro abrem a agua e tiram a mangueira de onde sai a agua do reservatorio ai a agua circula pelo motor e vai "lavando" tudo qdo para de sair agua barrenta ja sai limpinha ele reconecta td poe o fluido e completa agoa
so nao sei certinho aonde o cidadao conecta a mangueira

Mas os ecologistas nao gostam desse metodo pq gasta agua pra kcta
Beto, eu conecto uma mangueira com água corrente no lugar da mangueira mais fina que vem do reservatório. Desconecto a mangueira de maior espessura que fica abaixo da fina dou partida no motor e deixo limpando, quando o motor atinge a temperatura ideal e a água já está saindo limpa reconecto a mangueira fina e adiciono o Líquido de arrefecimento no reservatório (AC Delco, caro à vera, paguei R$15 no litro na accioly) reconecto a mangueira de retorno e depois só retiro o sensor de temperatura do líquido para eliminar possíveis bolhas de ar, isso se faz necessário pois o sensor é o ponto alto do sistema. E por ali consegue-se retirar eventuais bolhas de ar que NUNCA poderam estar presentes no sistema.

VLW e Salve CC o/
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.
jotace
:: Wind ::

Mensagem por jotace »

tenho um corasa 99 e quando ligo tá saindo um cheiro forte de agua de radiador, me falaram que pode ser o radiador de ar quemte, mas pra isso ele deveria esta pingando dentro do carro. negativo pra isso , ele nao tem vazamento nem fora e nem dentro, alguem ja teve o problema e pode me ajudar???? agradeço desde ja
Automatic 4

Mensagem por Automatic 4 »

Eu utilizo o aditivo "PARAFLU CONCENTRADO"
awaked
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Eu li o tutorial... mas tem mais coisas... http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... ure=fvwrel

No meu ponto de vista não adianta limpar o radiador se o resto do sistema como as galerias do motor e o radiador de ar quente no painel estiverem sujos. Por isso, creio que o vídeo vem a somar.
Responder