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Eu diria que pode ser problema mais na bomba d'água que na termostática. Se a válvula termostática estivesse travada fechada, o motor iria superaquecer e a ventoinha não daria um pio (caso use cebolão).
Quando vc fez o teste na garagem, o motor estava em marcha-lenta? Se sim, tente reproduzir novamente a situação, mas mantenha o motor em ~2000RPM.
Sim José Leal, estava em marcha lenta, a bomba d'agua é novinha em folha, foi trocada a cerca de 02 meses, quando o antigo proprietário fez a revisão para venda do carro, a água do reservatório está limpa, porém não verifiquei ainda se está pura ou se tem aditivo, o estranho é que começou hoje a tarde a fazer isso, eu já havia pego transito com ele dias antes e não notei nada de errado .
Bom, deste modo, sobra a VT travada meio fechada ou o radiador entupido. Para saber se tem aditivo no sistema de arrefecimento, basta olhar a cor do líquido. Se estiver transparente, provavelmente só tem água.
A propósito: não li o tópico inteiro, mas como troca-se a VT?
Sei que nos motores Família 2, a VT fica de cara pro crime, mas nos Família 1, fica ali por trás das correias. É preciso mexer nas correias, para troca-la?
No meu caso, 1.6 16V, ela fica na "cara do gol" também, bem fácil sua troca, diferente dos 1.6 8V, que tem que remover a correia dentada e outras coisas para se chegar até ela !!
cleitonvicente, pode ser cebolinha do radiador defeituosa também, aposto nessa peça! ela é responsável por armar de desarmar o ventilador do radiador e acho que mostra a temperatura no marcador do painel não tenho certeza!
screamer, sera que meu carro tem cebolinha no radiador ainda ? Vou trocar o sensor de injeção ( temperatura ) que vai junto a válvula termostática por via das dúvidas, acho que ele não tem mais cebolinha ou cebolão !
cleitonvicente, peça para fazer o teste antes de trocar o sensor numa autoelétrica! ela tem que armar com x temperatura e desarmar com y temperatura. meus colegas autoeletricos eram bons em diagnosticar isso!
Valeu pela dica Screamer, conheço uma boa auto-elétrica aqui em SBC onde o pessoal consegue medir com o laser a temperatura exata, me lembro de já ter realizado esse teste em um Kadett que eu tive nesse auto-elétrico !!
Resolvido pessoa, problema na circulação de água pelo cabeçote conforme relatado em outro típico que criei específico para discutir meu problema, muito obrigado a todos pelas dicas e ajuda !!