Vou tentar resumir ao máximo o problema, mas detalhando bem pra vocês entenderem, é o seguinte:
Comprei meu Corsa Hatch Super 1.6 4p em Dezembro de 2011, o botão do AR já estava quebrado, sendo que tinha que puxar com cuidado a parte preta externa para ligar o AR, caso contrário ela saia. Um tempo depois, tentando ajeitar o problema, retirei a parte preta, o botão e coloquei fita isolante, por dentro, de modo que engrossou um pouco o encaixe e coloquei no lugar de volta e ficou perfeito. Assim, com cuidado o AR sempre ligou e funcionou perfeitamente, até que...
Sempre cuido do AR e apesar do frio intenso do RS, ligo ele no mínimo a cada 10 dias por uns 15 minutos pra manter o gás pressurizado e testar o sistema, conforme manda o manual. Foi assim, que do nada, começou a não querer ligar. Eu puxo o botão para ligar, ele até acende o led, mas não liga o ventilador e nem gela, vou tentando umas 2, 3, 4 vezes até que liga.
Fui viajar no último final de semana e precisei do AR, aí que não ligou mesmo! Ontem, resolvi dar uma mexida. Tirei a parte preta externa pra ver se o problema era no botão quebrado, mas acho que não. Só que é um mau contato mesmo, pois ontem fui tentando, tentando até que consegui três resultados, que compartilho com os amigos do Corsa Club, esperando alguma ajuda:
O primeiro, com o motor desligado, ele acendeu o led e ligou a ventoinha.
O segundo, resolvi ligar o motor já que aparentemente tinha funcionado, mas ele não acionou o compressor, deu um estalo e desligou até o ventilador.
O terceiro, com o motor ainda ligado, resolvi tentar ligar e desligar de novo, só mexendo na parte transparente acrílica, sem o botão preto externo e foi que consegui ligar o bicho. Aproveitei que gelou e deixei ligado uns 15 minutos. Depois disso, tentei desligar e ligar de novo mexendo no botão e não ligou mais.
Consegui ligar uma última vez mexendo com uma chave de fenda num filete metálico, que tem entre a parte acrílica transparente e o fundo branco, pois notei que quando o botão do AR está na posição desligado (para dentro) aquele filete fica pressionado, quando o botão do AR está na posição ligado (para fora) aquele filete fica liberado. Ao mexer naquele filete com a chave de fenda, apertando e soltando ele, consegui ligar e desligar de novo, mas foi por mais 2 vezes só, depois não funcionou mais de vez.
Como último complemento ao meu relato, colo a seguinte informação, que achei num site de perguntas e respostas, é de um anônimo, não sei se tem fundamento:
Pergunta: O ar condicionado do meu carro (Corsa Classic) parou de funcionar, quais são os possíveis defeitos para este problema?
Resposta: Se parou de funcionar de repente, pode ser problema de contato do botão magnético de acionamento, que fica no painel, ou o relê.
FONTE:
http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 132AAr7ZHY
Me ajudem aí, não to podendo gastar muito no momento. Valeu galera!
OBS.: Aproveitei uma foto do Ajarm pra marcar em vermelho o filete metálico que falei.
