[DÚVIDA] - Ajuda!!

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
pedrocorsa98bh
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Ajuda!!

Mensagem por pedrocorsa98bh »

Galera, Boa Tarde!

Preciso de um favor seus, eu observei que varias pessoas perguntaram e não vi uma resposta 100% correta, por gentileza poderiam me informar onde fica localizado o sensor que "solto" para tirar o AR da mangueira, pois preciso de fazer a limpeza, realizei ontem a limpeza do reservatorio de agua e ficou bom, hoje vou fazer mais um limpeza deixa ele "zero"!!

É no Corsa Super 97/98 1.0,

Alguem pode me ajudar a localizar esse sensor? se caso alguém souber favor colocar uma foto que acho mais fácil localizar.

Obrigado e Abraços!!!
Bange
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pedro,

Desconheço qualquer tipo de sensor ou válvula para o propósito de retirada do ar do sistema de arrefecimento.

Se houve o total esgotamento para limpeza ou manutenção, ao recolocar o líquido, faça isto com o motor em ML, pois a bomba d'água faz o líquido circular e expulsa o ar de dentro do motor (lá é que importa), complete até o nível recomendado ou o volume.

Feche a tampa do recipiente expansor e deixe o carro em ML até a ventoinha ligar e desligar umas 2 vezes...para agilizar dê algumas boas aceleradas...

Desligue o motor e deixe esfriar...observe o nível do líquido e complete até a marca se necessário.

Doravante, qualquer ar no sistema provocado pela alta temperatura (e consequente pressão), sairá normalmente pela válvula existente na tampa do reservatório.
pedrocorsa98bh

Bange,

Obrigado pela informação,

ML é marcha lenta? hehehe

Eu faço esse processo já com o aditivo e água? ou faço com a água limpa 2 vezes pra depois preencher com o aditivo + água?

Abraços e Obrigado novamente pela presteza.
Bange

Mensagem por Bange »

SIm, ML é marcha lenta...

Eu não sei a razão de sua manutenção...

Se for uma mera troca do líquido por idade, o sistema deve estar limpo e é só repor já na proporção água/líquido recomentada.

Agora se for devido a percepção de muita ferrugem e/ou visando alguma desobstrução no radiador, eu usaria o Rad Clean, por 1 semana e depois o líquido definitivo.
pedrocorsa98bh

O problema é que meu carro esta fervendo e não é problema com válvula, acho que deve ser a ferrugem pois tem tempos que não é colocado aditivo,

Vou fazer isso, rodar uma semana com Red Clean e depois colocar o aditivo.

Vlw!! :salute:
Bange

Mensagem por Bange »

Xiii...carro fervendo tem um monte de causas...uma delas é sim a obstrução dos canais do radiador...mas tem:
VT travada ou abrindo pouco
Bomba com eixo patinando ou as aletas no bagaço
Ventoinhas que não ligam por mau contato de relé
Aterramento problemático em relé, ventoinhas...
Sensor de temperatura alterado
Mau contato em conectores nos pontos relativos ao arrefecimento (ECU, ventoinha, relé, sensores, etc)

Carro fervendo tem pressa de reparo...não acho que valha a pena ficar rodando 1 semana e correndo risco de fundir o motor...salvo se tudo acima já tenha sido analisado e descartado como origem do problema.

Abre o olho, pois uma retífica de cabeçote fica pra lá de 2000 stalecas...
SemControle

Mensagem por SemControle »

tem outros tantos fatores mecanicos q podem causar problema com temperatura, mas se nao foi alterado nada no carro, fica mais remota a possibilidade.......
mas tem ainda os fatores mecanicos q surgem sem intervencao, pode até sua junta do cabecote ja ter ido......
eu nao ficaria tentando, nisso de tentar é rapidinho dar problema com o cabecote....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
pedrocorsa98bh

Blz, galera vou confirmar com meu mecânico qual foi a vistoria que ele fez quando aqueceu a primeira vez, mais de qualquer forma vou dar uma olhada nele de novo.

O primeiro problema que tive foi bolhas de ar na mangueira, depois a ventoinha, mais isso já foi resolvido, agora pode ser outras peças conforme mencionados por vocês acima.

Obrigado novamente!! :wink:
pedrocorsa98bh

Bom Dia! Corseiros!!

Caros,

Ontem mesmo desmontei meu radiador e descobri um pequeno furo em baixo do radiador, vou trocar o radiador também.

Agora a tampa do reservatorio de agua ela nao esta fechando, "travando" eu aperto ela a mesma passa direto, parecendo que ta espanado. Mais um bucha para troca o reservatório de água, pq troquei 3 tampas ja e nenhuma travo.

Bange, conversei com um mecânico amigo meu, o mesmo informou que nao é bom usar o red clean pois pode aparecer buracos maiores depois que utilizar.

Quero mexer no corsinha todo, parte de motor primeiro pra depois os UP.

Abraços,
Bange

Mensagem por Bange »

Pedro,

Há uma grande desinformação quanto ao Rad Clin ou similares...muitos pensam ser um corrosivo...o que ocorre é que este produto proporciona a soltura de materiais não solúveis e fatalmente aquele depósito de resíduos que está obstruindo a passagem de líquido para fora do radiador, ao ser retirado, óbvio que permitirá o vazamento...

Se isto por um lado é ruim, pois "parece" que provocou o vazamento, por outro lado é bom, pois já mostra um problema que ocorrerá mais adiante quando vc. não estiver focado no assunto e pior...viajando...
Responder